Skip to main content

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha
ou 
Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Batalha Monastery
© Photographer: Celia Maria Ribeiro Ascenso | Agency: Dreamstime.com
  

Em 14 de Agosto de 1385 os portugueses e os castelhanos estavam a preparar-se para um confronto, para decidir quem iria ficar com o trono português. D. João I, Mestre de Avis, fez um voto a Nossa Senhora: se ganhasse esta batalha, mandaria construir um monumento em sua honra.
Ganhando os portugueses, D. João I cumpriu o voto que tinha feito, e mandou construir o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, conhecido como o Mosteiro da Batalha.
Começou a ser construído por volta de 1386, e a sua construção prolongou-se por 150 anos. As capelas imperfeitas fazem agora parte da história da edificação do monumento. Foram encomendadas por D. Duarte. Chamam-se imperfeitas porque estão inacabadas, devido à morte de D. Duarte e do arquiteto Huget.
Não havia população perto, e a a vila da Batalha nasceu associada à construção do Mosteiro, pois os construtores precisavam de sítio para se instalar. De um pequeno núcleo habitacional foram-se abrindo ruas, e construindo casas, e há medida que o tempo passava foi elevada à categoria de vila a 18 de Março de 1500 por D. Manuel I.
A construção deste mosteiro introduz o gótico flamenjante no nosso país. Contém também elementos de outras correntes, como o Manuelino e o Renascentista.
Podemos admirar o gótico na exuberância arquitetónica, nos detalhes da ornamentação, nos motivos religiosos utilizados e, admirar a sensação de luminosidade e profundidade do mosteiro.


Mais informação aqui no Igespar.

Comments

Popular posts from this blog

Origami "Quantos-Queres" dos 10 Mandamentos - 10 Commandements Foldable

Este "quantos-queres" é ideal para usar numa catequese sobre os 10 mandamentos, este origami quantos queres é uma atividade divertida que as crianças podem dobrar na aula e utilizar para jogar umas com as outras enquanto tomam consciência dos Dez Mandamentos. Pode ser pintado e tem espaço para ser decorado pelas crianças, se estas desejarem. Os 10 mandamentos da catequese: 1º. Amar a Deus sobre todas as coisas. 2º. Não invocar o santo nome de Deus em vão. 3º. Guardar os domingos e festas. 4º. Honrar pai e mãe. 5º. Não matar. 6º. Não pecar contra a castidade. 7º. Não roubar. 8º. Não levantar falso testemunho. 9º. Não desejar a mulher do próximo. 10º. Não cobiçar as coisas alheias. Clicar aqui para formato grande para imprimir em A4. 10 Commandements Origami foldable in portuguese.

I have a Feeling Tarot Spread - Método Tarô Tenho um Pressentimento

 I have a Feeling Tarot Spread 1 - What? - What is this feeling? 2 - Who? - If or who is the person causing the feeling. 3 - Their intentions? - What are the intentions/objectives of this person or situation? 4 - Their feeling about you? - What is the energy directed to you? 5 - Why? - Why is this happening? 6- What to do? - An advice on what to do about the situation. ____________________________________________________________ Método Tiragem Tarot "Tenho um pressentimento" 1 - O quê? - Que pressentimento é este? 2 - Quem? - Se há uma pessoa ou quem está a causar isto. 3 - As suas intenções? - Quais são as intenções/objetivos desta pessoa ou situação? 4 - Sentimentos sobre você? - Que energia está a ser dirigida a si? 5 - Porquê? - Porque é que isto está a acontecer? 6- O que fazer? - Um conselho sobre o que fazer nesta situação. Mais sobre Tarot

Marcador de Página "As Bem-Aventuranças"

Criei este marcador de página em forma de peixe para oferecer aos jovens da catequese, por ocasião da festa das Bem-aventuranças. No Sermão da Montanha (Mateus 5, 1-12), Jesus chama Bem-Aventurados, aos que viverem as Bem -Aventuranças. 1- Bem-Aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus. 2- Bem-Aventurados os mansos porque possuirão a Terra. 3-  Bem-Aventurados os que choram porque serão consolados. 4- Bem-Aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados. 5- Bem-Aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia. 6-  Bem-Aventurados os puros de coração porque verão a Deus. 7-  Bem-Aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus. 8- Bem-Aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Disponibilizo aqui o modelo para imprimir e poderem usar também nas vossas aulas de catequese ou como oferta pessoal, inclui as bem aventuranças de um lado e do verso